Dimensionamento

Justificativa

Planejamento de Gestão de Pessoas compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades do sistema organizacional, a partir do qual são estabelecidos políticas, programas, projetos e atividades que satisfaçam essas demandas a curto, médio e longo prazos, visando a assegurar a realização dos objetivos organizacionais.

Tal procedimento de gestão integrado ao planejamento estratégico institucional permite dimensionar a quantidade e a qualidade do quadro de pessoal, antecipando qual força de trabalho e os talentos humanos necessários à realização das atividades desenvolvidas pela Instituição.

A prática desse levantamento e a análise do quantitativo de pessoal, efetivadas com uma certa antecipação, não é comum nas Instituições Federais de Ensino Superior. Geralmente, espera-se um cargo ficar vago para depois pensar em preenchê-lo. Não há um plano de sucessão para suprir tais necessidades. Daí a importância de previsão, a partir de uma visão do futuro sob condições de mudança, o que significa a substituição da ação imediatista e reativa pela previsão de tendências e análise do futuro.

Nesse contexto, em razão de um quadro histórico em que as Instituições Federais de Ensino Superior, do ponto de vista de seus recursos humanos, têm sido penalizadas com a extinção de cargos, não reposição de vagas e arrochos salariais, o dimensionamento de pessoal torna-se uma ferramenta gerencial imprescindível para a gestão de pessoas dentro das instituições universitárias, apontando o caminho para a formulação das decisões estratégicas sobre o pessoal técnico-administrativo adequado à realidade real e futura da Instituição. O dimensionamento de pessoal será utilizado como instrumento gerencial para a coleta e análise de informações sobre a realidade institucional.

Desse modo, este Projeto tem a intenção de inovar a forma de dimensionar o quadro de pessoal da UFPA, trabalhando em duas dimensões: Quantitativa - com variáveis a partir da utilização de cálculos matemáticos que tratarão a distribuição formal e informal de pessoas por unidade, cargo e função; Qualitativa - que fornecerá dados sobre o perfil atual do servidor técnico-administrativo e sua relação com suas atividades/objetivos do cargo e da unidade de lotação, bem como seu nível de qualificação e talento para o desempenho de seu papel na Instituição.

 

 

Voltar