Apresentação
A adequação dos recursos humanos tem-se constituído, em tarefa prioritária no atual contexto de mudança, implicando no estabelecimento de uma política voltada o desenvolvimento de pessoal, de forma a compatibilizá-los com a necessária adequação à atual conjuntura. A premência para dotar as instituições de um sistema de administração de recursos humanos dinâmico para acomodar as permanentes mudanças nas demandas cria a necessidade de se buscar alternativas para alcançar essa dinâmica.
Programa de Dimensionamento de Pessoal Técnico-Administrativo da UFPA, visa a identificar e analisar a força de trabalho da Instituição necessária às exigências das unidades acadêmicas e administrativas e adequá-la à atual conjuntura.
Dimensionar a quantidade e a qualidade do quadro de pessoal, antecipando qual força de trabalho e os talentos humanos necessários à realização das atividades desenvolvidas pela Instituição constitui-se como forma de viabilizar a estratégia de reestruturação inovadora da gestão pública. Com os resultados obtidos com a pesquisa, a UFPA poderá contar com instrumento gerencial para a coleta e análise de informações sobre a realidade institucional.
Nessa perspectiva, este programa de dimensionamento fundamenta-se no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, 2001-2010, no eixo estruturante valorização dos recursos humanos, meta 12.3 - Desenvolver e Implantar o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Humanos e inserido nas estratégias 12.3.1, 12.3.2 e 12.3.3 Redimensionar o Quadro de Pessoal, realizar estudos sobre o perfil e criar o banco de talentos da UFPA, e ainda na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que norteia os procedimentos necessários a cada Instituição Federal de Ensino - IFE para implementar seu Programa de Dimensionamento.