Avaliação de Desempenho

Apresentação

Inicialmente, é importante reconhecer que o Programa de Avaliação de Desempenho representa um marco na história da Instituição, pois faz parte de um conjunto integrado de ações estratégicas com enorme repercussão nos seus processos de gestão.

Entendido como um instrumento gerencial de caráter sistêmico, se insere também nos esforços do Ministério da Educação (MEC), uma vez que fornece subsídios importantes que atendem às necessidades institucionais de auto-avaliação, bem como da avaliação externa, ao assegurar maior e melhor integração de suas ações com as políticas que lhe dão sustentação, criando condições adequadas para o uso dos resultados nos diversos processos organizacionais.

Com a implantação deste Programa, a UFPA está construindo bases sólidas para que assim possa atingir patamares mais elevados de qualidade. Assim, faz parte de sua missão a busca permanente da qualidade acadêmica e social da educação, como pressuposto de sua responsabilidade.

Os avanços irão refletir nos demais processos avaliativos da Instituição, cujo funcionamento deve ocorrer de forma integrada e sincronizada, como previsto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2001-2010.

Há no mínimo mais dois motivos principais que justificam a necessidade de implantação do Programa: em primeiro lugar, o compromisso assumido no PDI 2001 - 2010 que estabeleceu como eixo de ação “a valorização dos recursos humanos” da UFPA como uma de suas políticas de gestão; e em segundo lugar, a necessidade de atender ao disposto na Lei n° 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que instituiu o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e suas formas de desenvolvimento (no Art. 3°, Inciso IX).

Ressalte-se que este Programa, também, está contemplado no Plano Institucional de Desenvolvimento dos Técnico-Administrativos da UFPA (PIDT), aprovado pelo Conselho Superior de Administração (CONSAD) e no Plano de Gestão 2005-2009, desta Universidade.

Assim, o Programa deve ser considerado como uma das parcelas que integram o próprio modelo de gestão adotado pela UFPA, cuja visão não se esgota momentaneamente, mas contempla um futuro para a sociedade a que serve.

Diante disso, destaca-se que, ao abordar a questão da Avaliação do Desempenho, o objetivo maior é compreender que a dinâmica dos processos de avaliação volta-se para a promoção e elevação dos padrões de qualidade que são exigidos da UFPA, e não apenas de uma determinada categoria profissional, ao deixar bem claro qual é a linha filosófica a partir da qual são desenhados os instrumentos gerenciais indispensáveis a sua operacionalização.

Em outras palavras, deve ser utilizado como referencial para a análise crítica da qualidade da atuação acadêmica e social, com vistas ao cumprimento da missão da UFPA.